Semana começa com calor intenso e possibilidade de tempestades em Minas Gerais
A semana começa com temperaturas elevadas e possibilidade de pancadas de chuva e tempestades em diferentes regiões de Minas Gerais. As informações são da Defesa Civil de Minas Gerais, que aponta a atuação de áreas de instabilidade entre segunda-feira (28) e quarta-feira (30).
Na segunda-feira (28), há previsão de pancadas de chuva isoladas durante a tarde e à noite no Triângulo, Sul/Sudoeste, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Oeste, região Central e Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os volumes podem chegar a 10 milímetros.

Na terça-feira (29), as chuvas devem ganhar intensidade, principalmente no Sul/Sudoeste, Zona da Mata, Campo das Vertentes e Oeste. Os acumulados podem chegar a 40 milímetros, acompanhados de raios, trovoadas, ventos de até 70 km/h e possibilidade de granizo.
Já na quarta-feira (30), a aproximação de uma frente fria deve aumentar as instabilidades, com previsão de tempestades no Sul/Sudoeste, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Oeste e Triângulo. As rajadas de vento podem alcançar 80 km/h, com possibilidade pontual de granizo.
As temperaturas permanecem elevadas em Minas Gerais, variando entre 12°C e 41°C, com maior intensidade de calor prevista para as regiões Norte, Noroeste e Triângulo.
A umidade relativa do ar também deve permanecer baixa, com índices próximos ou abaixo de 30%, podendo chegar a 20% em algumas regiões.
A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os alertas meteorológicos e adotar medidas de segurança durante a ocorrência de tempestades. Para receber avisos gratuitamente por SMS, basta enviar o CEP para o número 40199.
Informações: Defesa Civil de Minas Gerais