Iturama: Presídio registra 90 inscritos no Enem PPL 2025, maior número em oito anos em MG
Foto: Tiago Ciccarini/Divulgação Ascom SejusP MG
O Presídio de Iturama contabilizou 90 inscritos na edição de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o número integra o total de 8.807 participantes registrados em Minas Gerais, o maior índice desde 2017.
Segundo dados divulgados pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), houve um crescimento superior a 30% no estado em relação a 2024, quando 6.597 pessoas privadas de liberdade se inscreveram. Neste ano, foram 6.580 inscritos em unidades administradas pelo Depen-MG, 2.202 em Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) e 25 em outras unidades prisionais e socioeducativas.
O exame, organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), funciona como porta de acesso ao Ensino Superior para detentos e socioeducandos, contribuindo para a reinserção social por meio da educação. As provas têm o mesmo padrão do Enem regular, com 180 questões objetivas e redação, distribuídas em dois dias de aplicação. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas; no segundo, Ciências da Natureza e Matemática.
As inscrições ocorreram entre 6 e 24 de outubro, e as provas serão realizadas nos dias 16 e 17 de dezembro dentro das próprias unidades prisionais. O gabarito será divulgado a partir de 29 de dezembro. Os resultados poderão ser utilizados para ingresso no ensino superior via Sisu, Prouni e Fies, além da possibilidade de certificação de conclusão do Ensino Médio, conforme a necessidade de cada participante.
Fonte Ana Carolina Costa com dados Depen-MG
Informações: Asssoria SEJUSP