Sessão Solene homenageia os 250 anos da Polícia Militar de Minas Gerais
5/07/2025
A Câmara realizou, no dia 3 de julho, uma Sessão Solene para homenagear os 250 anos da Polícia Militar de Minas Gerais, uma das corporações mais tradicionais do Brasil. O evento foi requerido pelo deputado do Solidariedade Zé Silva (MG), que também é líder do Governo de Minas no Congresso.
A Polícia Militar de Minas Gerais surgiu em 1775 como o Regimento Regular de Cavalaria de Minas Gerais, sediado em Ouro Preto. Inicialmente criada ainda no Brasil Colônia para proteger o escoamento de ouro pelas estradas reais até o litoral, é a corporação policial mais antiga do Brasil. Presente em todos os 853 municípios mineiros, a PMMG é composta por cerca de 40 mil militares e tem um contingente de apoio de 4,5 mil servidores civis. Desde 1981 as mulheres também passaram a integrar a Corporação.
Agradecimento aos colegas
O comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, agradeceu muito à Sessão Solene pelos 250 anos da PMMG e também o apoio que a bancada de Minas no Congresso oferece à Corporação, tanto com emendas quanto com normas legislativas que tornam mais eficiente o trabalho dos policiais. E fez uma homenagem emocionada aos colegas de farda:
“Quero pedir licença aqui a todas autoridades para me dirigir diretamente a cada policial mineiro, do soldado ao coronel, ativo ou veterano, pois são vocês os verdadeiros destinatários dessa homenagem da Câmara dos Deputados. São vocês, homens e mulheres que envergaram e envergam a farda da Milícia de Tiradentes, nossa segunda pele, os protagonistas da PMMG. Vocês são os verdadeiros heróis da vida real que, ao longo desses 250 anos, deixaram seus lares e suas famílias para proteger pessoas que, na maioria das vezes, nem sequer conhecem. A cada um de vocês deixo minha continência e reverência pelo que fizeram e ainda fazem pelo nosso Estado.”
Trabalho bem feito
Em seu discurso de homenagem à PMMG, Zé Silva relatou acompanhar de perto o trabalho da corporação em suas viagens pelo Estado:
“Eu conheço de perto as ações estratégicas que revelam uma instituição em constante evolução. Celebrar esse marco histórico é reconhecer a trajetória de coragem e compromisso de homens e mulheres que, ao longo de dois séculos e meio, serviram e continuam a servir nossa sociedade com dedicação, disciplina, técnica e espírito público.”
O parlamentar mineiro também lembrou que uma das funções da Corporação é manter a segurança no campo, e agradeceu a proteção que a PMMG proporciona aos produtores rurais:
“Como integrante desta Casa, extensionista rural e ex-presidente da Emater-MG, reafirmo nesta tribuna minha defesa intransigente da segurança da nossa população, da cidade ao campo. É fundamental que o planejamento de segurança de cada município contemple o meio rural com ações específicas e estratégicas. O campo precisa estar protegido e amparado com a mesma prioridade que os centros urbanos.”
Regulamentar para evoluir
Zé Silva finalizou seu discurso afirmando que a Polícia Militar de Minas Gerais se destaca por sua capacidade de se modernizar sem abandonar seus valores fundamentais, e que o investimento em tecnologia, aliado ao fortalecimento do relacionamento direto com a população por meio das bases comunitárias, aproximando o policial do cidadão, geram como resultados a queda continuada dos índices de violência no Estado. O parlamentar acredita que a regulamentação da Lei Orgânica das Polícias E Bombeiros Militares, aprovada em 2023, vai possibilitar o próximo passo na evolução das Polícias Militares em sua função de forças de segurança:
“E eu aproveito este momento solene para informar que estamos articulando junto à Casa Civil da Presidência da República a regulamentação da Lei Orgânica das Polícias Militares. A regulamentação dessa legislação será fundamental para garantir sua efetividade no fortalecimento da segurança pública nacional.”