Iturama e Campina Verde: prisões por embriaguez ao volante e captura de foragidos mobilizam forças de segurança
12/02/2026
A Polícia Militar de Minas Gerais registrou, entre os dias 8 e 12 de fevereiro de 2026, três ocorrências distintas que resultaram em prisões por embriaguez ao volante e no cumprimento de mandados judiciais nas cidades de Iturama e Campina Verde, incluindo ação integrada realizada em outro estado.
No domingo (08/02), em Iturama, durante ponto base no cruzamento da Avenida Prefeito Juca Pádua com a Avenida João Mateus, equipes visualizaram um Fiat Uno transitando em alta velocidade e realizando manobras perigosas em zigue-zague, colocando em risco a segurança viária. O condutor quase atingiu uma motocicleta que trafegava pela via. Após a ordem de parada, o motorista desembarcou portando uma lata de cerveja e ingerindo a bebida no momento da abordagem. Submetido ao teste do etilômetro, foi registrado o índice de 0,84 mg/L, configurando crime de embriaguez ao volante conforme o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro. Também foi constatado que o homem não possuía Carteira Nacional de Habilitação e que o veículo estava com o licenciamento atrasado. Ele recebeu voz de prisão em flagrante, foi encaminhado ao pronto-socorro para avaliação médica e, posteriormente, apresentado à Delegacia de Polícia Civil. O automóvel foi removido ao pátio credenciado.
Já na segunda-feira (10/02), também em Iturama, no bairro Antônio Bráulio, a Polícia Militar prendeu um foragido da Justiça. Durante patrulhamento com foco na localização de pessoas com mandado em aberto, os militares abordaram o suspeito e, após consulta aos sistemas informatizados, confirmaram a existência de mandado de prisão preventiva expedido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A ordem judicial refere-se a crimes de tráfico de drogas, resistência qualificada e ameaça. O indivíduo foi conduzido à autoridade policial para as providências legais e posterior encaminhamento ao sistema prisional.
Na quarta-feira (12/02), uma ação integrada envolvendo o 4º Pelotão da 3ª Companhia de Polícia Militar Independente resultou na captura de outro foragido, desta vez com mandado expedido pela Comarca de Campina Verde pelos crimes de estelionato e falsidade ideológica. Após levantamentos, foi identificado que o homem estava escondido em Monte Azul Paulista, no interior de São Paulo. Com apoio da Guarda Civil Municipal daquela cidade, as equipes conseguiram efetuar a prisão, deixando o detido à disposição da Justiça.
As ocorrências reforçam a atuação das forças de segurança no cumprimento de mandados judiciais e na repressão a condutas que colocam em risco a população. Se quiser, posso adaptar para versão mais curta, manchete mais forte ou formato de portal.