Obra
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Obras na Hidrovia Tietê-Paraná em Buritama (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM
A obra tem o objetivo de aumentar a profundidade do trecho em Buritama em aproximadamente 1,5 metro para não comprometer o tráfego de barcaças durante a estiagem.
Por conta da baixa no nível da água, a passagem das embarcações foi interrompida pelo menos duas vezes na última década. Em 2014, foram dois anos de paralisação.
Uma obra para deixar o leito do rio mais profundo começou a ser feita em 2017. A previsão inicial era que ficasse pronta em 2019, mas, naquele mesmo ano, o governo estadual rescindiu o contrato com o consórcio de empresas encarregado pelo serviço.
Após quatro anos, a obra, orçada em R$ 293 milhões, foi retomada em 2023 e a previsão é que o trabalho seja concluído em abril de 2026.
Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, explica que a passagem de balsas vai ser completamente liberada após a execução do cronograma de obras.
"É o estado como um todo e não tenho medo de falar que é o Brasil mesmo, porque a gente está falando de um transporte que é muito importante. A gente precisa, e o estado de São Paulo prioriza o transporte por esse meio aquaviário. Tivemos 120% de recorde do ano passado para cá e 2,5 milhões de toneladas de cargas variadas. Farelo de soja, soja, areia que a gente transportou e que a gente quer cada vez transportar mais", comenta.
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Obras na Hidrovia Tietê-Paraná em Buritama (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM
Ainda segundo ela, o investimento na ampliação do canal do Rio Tietê em Buritama também significa preservação da natureza e redução do transporte de cargas pelas rodovias, tornando o trânsito de veículos mais fluido.
"Só para ter uma ideia, um comboio duplo que a gente usa representa mais de 170 caminhões. Ou seja, a gente tem um sequestro de carbono de mais de 20 milhões de toneladas. Isso é melhoria de escoamento, logística e sustentabilidade do meio ambiente como um todo. E da gente conseguir movimentar e explorar mais o nosso modal, a nossa matriz de transportes", finaliza Resende.
Por: G1