Ituiutaba aciona captação de água do Rio Tijuco para reforçar abastecimento da cidade
Ribeirão São Lourenço Ituiutaba julho 2015 — Foto: Carlos Franco/ Arquivo Pessoal
Em Ituiutaba, já são mais de três meses sem chuvas. Em períodos de estiagem, a cidade recorre ao Rio Tijuco, manancial reserva da Superintendência de Água e Esgoto (SAE) para reforçar o abastecimento, normalmente realizado pelo Ribeirão São Lourenço.
Nos últimos meses, o Ribeirão, que é o principal manancial da cidade mineira, teve queda de metade da vazão de água, o que prejudicou o abastecimento de água. A captação hídrica do manancial reserva se iniciou em julho, em horários dos dias em que o consumo de água era maior. Atualmente, a cidade já recorre ao Rio Tijuco durante a maior parte do dia.
Ribeirão São Lourenço
A bacia do Ribeirão São Lourenço começa no município de Prata e é caracterizado como uma das principais fontes de água de Ituiutaba. Com o período de seca registrado no Triângulo Mineiro, o cenário do Ribeirão chama a atenção pela falta de água e a mata ciliar degradada.
A previsão indica que o período de estiagem na região permaneça até meio de outubro, quando podem cair as chuvas consideráveis. Segundo o SAE, devido ao cenário, a população deve se atentar ao desperdício de água, redobrando o cuidado nos hábitos em casa.
Por: G1