Momento da Segurança WA: Animais de estimação podem trazer riscos à saúde dos donos
A DEMONSTRAÇÃO DE AFETO MAIS CONHECIDA DOS CÃES – A LAMBIDA – PODE TRANSMITIR GRAVES DOENÇAS.
EM CONTATO COM A BOCA, NARIZ OU OLHOS HUMANOS, A SALIVA DO ANIMAL PODE CAUSAR INFECÇÕES INTESTINAIS, GASTROINTERITE OU COLESISTITES.
“A boca dos cães, possuem uma flora bacteriana potencialmente patogênica para os seres humanos que podem causar diversas doenças se vencida a barreira de proteção da pele”, afirma o médico infectologista Alexandre Naime Barbosa, professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP – BOTUCATU).
A melhor maneira de impedir as doenças transmitidas pela LAMBIDAS é MANTER AS VACINAS DOS ANIMAIS EM DIA além de evitar as LAMBIDAS NA BOCA OU FACE.
Outra precaução importante é lavar as mãos com água e sabão após o contato com os animais de estimação.
ATENÇÃO REDOBRADA COM AS CRIANÇAS EM FASE DE ENGATINHAMENTO E APRENDENDO A ANDAR.
Os animais de estimação, frequentemente, lambem as dentárias e posteriormente acabam atendendo aos afagos das crianças pequenas junto ao piso e lambem boca e face dos pequeninos.
A TOXOPLASMOSE, que é conhecida como “doença do gato”, também pode ser transmitida por cães, mas é no BICHO GEOGRÁFICO que recai a maior preocupação em relação aos “MELHORES AMIGOS DO HOMEM”.
Deve-se evitar que crianças brinquem em locais ou areia onde esses animais fazem as necessidades fisiológicas. GIARDIAS E AMEBAS que vivem no intestino do cachorro, por exemplo, podem ser transmitidas para os humanos.
O IDEAL É:
-
NÃO DORMIR COM O ANIMAL;
-
NÃO BEIJAR;
TRATÁ-LO REALMENTE COMO ANIMAL. AVES – PAPAGAIOS, CALOPSITAS E PERIQUITOS As doenças mais comuns são a PSITACOSE e a CRIPTOCOSE, ambas causadas quando o fungo é inalado pela proximidade das fezes que causará danos ao sistema respiratório. Além de causar também resfriados, febre, dores de cabeça, etc.. CUIDADO... AMIZADE DEMAIS COM OS “MELHORES AMIGOS DO HOMEM” PODE CAUSAR DANOS À SAÚDE!!
Por: Pedro Viçoso - Tecnico em segurança do trabalho