Momento da Segurança WA: Fumante passivo
-
O que é FUMANTE PASSIVO? É a pessoa que fica exposta à fumaça de cigarro, charutos, cachimbos, etc. em locais fechados, fumados por pessoas com as quais convive, e que, mesmo sem ser fumante, fica suscetível aos malefícios que o fumo causa. CIGARRO FAZ MAL MESMO DEPOIS DE APAGADO... Quando o cigarro é apagado, roupas, paredes e móveis continuam impregnados. PERIGOS AO FUMANTE PASSIVO VÃO ALÉM DE INALAR A FUMAÇA TÓXICA: O fumante passivo corre tantos riscos quanto o dependente em tabaco. Muitas vezes, até mais do que o próprio fumante. Não importa quem acendeu o cigarro, o que interessa é quem inalou a fumaça. Se você é fumante, veja os riscos que as pessoas a sua volta sofrem por causa disso. E, caso não fume, fique atento à qualidade do ar que você inala. SINTOMAS DE CURTO PRAZO PARA FUMANTES PASSIVOS:
-
Tosse
-
Irritação nos olhos
-
Dor de cabeça
-
Coriza
-
Agravamento de doenças respiratórias
-
Náuseas Esses riscos aumentam quando os fumantes se concentram nem lugares fechados, como festas ou dentro do carro. DOENÇAS PULMONARES: As crianças expostas à fumaça do cigarro têm 50% mais chances de desenvolver alguma doença crônica, como bronquite e asma. Nos adultos, a intoxicação agrava os sintomas e provoca crises frequentes de falta de ar. Os cânceres relacionados à inalação da fumaça do cigarro são os de pulmão, vias aéreas e brônquios, fígado e bexiga. Além de alterações na pressão sanguínea, AVC e infarto.
Uma grávida fumante passiva pode ter complicações ao bebê em gestação e recém-nascido ou até partos prematuros. O MELHOR ENTÃO É FICAR LONGE DO AMIGO QUANDO ELE ESTÁ FUMANDO... SENÃO... O MAIOR PREJUDICADO PODE SER VOCÊ!!!
Por: Pedro Viçoso - Tecnico em segurança do trabalho