Coronavírus: UFTM não sofre alteração em pesquisas e orçamento de 2020
Universidade Federal do Triângulo Mineiro — Foto: Reprodução/TV Integração
Em fevereiro deste ano, o G1 noticiou que o orçamento previsto em 2020 para a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), que tem campus em Uberaba em Iturama, era de R$ 378,5 milhões, divididos entre custos de pessoal e encargos sociais, benefícios, custeio e investimento.
Com o avanço do coronavírus no mundo e os impactos causados pela doença em diversas áreas – como a suspensão do calendário acadêmico da UFTM –, a reportagem procurou a universidade novamente para saber ser quais foram as medidas tomadas em relação ao orçamento e às pesquisas diante desse cenário.
Segundo a instituição, sobre o orçamento previsto para este ano, não foi necessária qualquer alteração até o momento.
A UFTM também informou que, por meio de pesquisadores, têm participado de editais voltados para ações relacionadas ao coronavírus. As propostas de pesquisas foram encaminhadas para editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e outras fontes de recursos. No momento, é aguardada a aprovação dessas propostas.
Ainda de acordo com a UFTM, até o momento não foi necessário nenhum remanejamento de créditos para atendimento de despesas relacionadas com pesquisas sobre a pandemia.
Ações
-
criação de Comitê Técnico Especial para acompanhamento da evolução da pandemia;
-
replanejamento das rotinas de trabalho;
-
suspensão das atividades presenciais não essenciais;
-
-
iniciativa de produção de álcool em gel para ser distribuído ao HC-UFTM em parceria com o setor privado;
-
remanejamento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de setores da UFTM ao HC-UFTM;
-
estudos laboratoriais para desenvolvimento de máscaras de proteção;
-
disponibilização de pessoal técnico especializado para o auxílio nos estudos sobre o novo coronavírus;
-
disponibilização de equipamentos da UFTM para a produção de peças de reposição de respiradores a serem utilizados no atendimento à saúde;
-
lançamento de edital para a realização de projetos de extensão voltados à prevenção e combate da Covid-19, bem como das consequências econômicas decorrentes da pandemia;
-
participação do reitor da UFTM, Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, no Grupo Estratégico de Gerenciamento de Risco para definir as ações a serem tomadas na prevenção e combate ao coronavírus em Uberaba.
Por: G1