Jovem relata momentos de desespero após grupo ser surpreendido por tromba d'água em cachoeira em Sacramento
19/03/2018
Mateus de Paulo, de 18 anos, que estava na cachoeira “Azulim”, em Sacramento, no último sábado (17), contou em entrevista ao MGTV os momentos de desespero após uma tromba d'água surpreender ele e outras 11 pessoas que estavam no local.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Uberaba, das 12 pessoas, oito conseguiram sair da água sozinhas, enquanto três foram resgatadas rapidamente pelos militares. Já um rapaz de 26 anos foi levado pela correnteza e depois ficou preso a uma corda por mais de três horas até a chegada dos bombeiros.
Segundo Mateus de Paulo, ele estavam se preparando para ir embora quando foram surpreendidos pela tromba d’água. Ele e a namorada conseguiram escapar com ferimentos leves.
“Foi questão de segundos. Quando eu olhei pra cima a água ainda estava clara. Mas quando a água marrom veio, ela já foi entrando pelas laterais que era onde a gente tinha que sair. E nestas laterais a correnteza ficou forte”, disse Mateus.
“A gente entrou em desespero: correndo e tentando ajudar quem ficou para trás”, contou o jovem.
Ajuda no resgate
Outras pessoas que estavam na cachoeira conseguiram ligar para a Polícia Militar (PM) e contar o que havia acontecido, já que na cidade não há Corpo de Bombeiros.
A cachoeira fica em uma propriedade na zona rural a cerca de 12 km de Sacramento. O local é de difícil acesso para carros e para chegar à cachoeira é preciso seguir a pé.
O cabo Rodrigo Lima foi o primeiro a chegar ao local. “O fluxo e o volume da água eram muito grandes e isso quase ocasionou uma tragédia. Imediatamente a gente retirou o pessoal da água e os levamos para um lugar seguro”, relembrou o policial.
O rapaz de 26 anos entrou em desespero, segundo a PM, e foi o soldado Paulo Santana contou que precisou acalmar o jovem até chegada do resgate. “Ele se desesperou e falou que iria ser levado pela água, mas o acalmamos até conseguirmos duas cordas para socorrê-lo”, acrescentou.
O Corpo de Bombeiros de Uberaba chegou 40 minutos depois e encontrou dificuldades em fazer o resgate do jovem por causa do terreno íngreme e molhado. Os bombeiros só conseguiram ter acesso por rapel e já passava das 23h quando o jovem foi finalmente retirado. Ele foi encaminhado com hipotermia e fratura na perna direita para a Santa Casa de Sacramento, onde está internado.
Cachoeira localizada em Sacramento (Foto: Reprodução/TV Integração)